segunda-feira, 26 de outubro de 2009

@AfonsoRodrigues

Afonso Rodrigues, jovem pesquisador do Twitter, fala sobre esse fenômeno
Apenas 140 caracteres não contemplariam tudo que o nosso entrevistado tem para acrescentar



A equipe VOLVER conseguiu uma entrevista com um dos pesquisadores envolvidos no artigo “O Piauí no Twitter: o perfil do usuário da plataforma no estado”. Afonso Rodrigues contou sobre a pesquisa e sobre suas proposições a respeito do microblog, confira as palavras desse jovem pesquisador, que são de importância significativa para os interessados no assunto.


Volver: Como surgiu a idéia de desenvolver uma pesquisa sobre o twitter no Piaui?
Afonso: Já há algum tempo tínhamos o interesse em fazer alguma pesquisa voltada para essa área das novas tecnologias e, com o Intercom – Nordeste, tivemos o estímulo necessário para correr atrás. E acabamos chegando no Twitter por ser uma ferramenta nova que despertava nossa curiosidade e que tinha sido objeto de estudo de poucos trabalhos até então. Queríamos saber quem eram os primeiros usuários piauienses no Twitter, como eles tinham descoberto e como eles usavam a plataforma.

Volver: Como foi o processo de análise? Para isso você criou um twitter próprio para a pesquisa e um questionário, certo?

Afonso: Foi um pouco cansativo porque tivemos pouco tempo para fazer, mas tudo correu bem. Criamos um perfil próprio para a pesquisa (o @twittepiaui) e nele postamos as instruções da nossa pesquisa. O segundo passo foi ir atrás dos piauienses no twitter e segui-los. Depois aplicamos o questionário e analisamos as respostas. Um fato curioso é que, mesmo depois que fechamos o questionário para a participação, as pessoas continuaram e continuam seguindo o @twittepiaui, como uma forma de identificação, um “botton” dos piauienses.

Volver: Os estudos a respeito dessa nova mídia social aqui no Piaui ainda são diminutos?

Afonso: Sim. Até porque o Twitter ainda é muito recente, suas possibilidades ainda não foram totalmente delimitadas e seu uso aqui no Piauí ainda é novo. Mas vários estudos já estão em andamento, e observo que os piauienses estão procurando testar outras formas de usar o Twitter além da simples resposta ao What are you doing?

Afonso possui uma página no twitter, que é atualizada diariamente



Volver: Você acha que esses dados que você obteve durante essa pesquisa em abril deste ano já tiveram alguma mudança significativa?
Afonso: Tanto que já estamos planejando uma atualização desse perfil. É incrível o crescimento do Twitter. Ainda que muitas pessoas criem perfis para, logo em seguida, abandoná-los, não deixa de ser significativo o fato de a ferramenta ter crescido 1600% entre julho de 2008 e julho de 2009. Aqui no Piauí, além do crescimento no número de perfis, está mudando também a forma de twittar, levando em conta as possibilidades oferecidas pela plataforma, como a possibilidade de enviar texto e foto através do celular., importante para coberturas ao vivo de acontecimentos Outro exemplo são os perfis de políticos, cada vez mais comuns aqui, seguindo o exemplo do presidente Barack Obama, que deu grande importância ao uso das redes sociais em sua campanha.

Volver: Como você define o perfil do twitteiro piauiense?

Afonso: O twitteiro piauiense está na universidade ou já tem diploma, principalmente nas áreas de Comunicação ou Informática, o que sugere que essas pessoas buscam algo além do entretenimento oferecido por outras redes, como o orkut, utilizando o Twitter como uma ferramenta informacional. Também utilizam a plataforma para conversar, criando diálogos com a participação de vários interlocutores. É ainda um usuário recente, que está descobrindo as possibilidades da ferramenta e, como a indicação de amigos é um dos motivos mais fortes para a criação de novas contas, a rede tem tudo para crescer. E é exatamente isso que nós estamos observando.

Volver: Na sua pesquisa, o usuário do twitter no Piauí utiliza essa mídia mais para se informar, como você explica isso?

Afonso: Constatamos que o twitteiro piauiense mais lê que escreve. É como se o Twitter servisse como um serviço de RSS muito específico. Você constrói sua rede social de acordo com suas necessidades e, em conseqüência, recebe atualizações apenas das áreas que interessam. Se eu gosto de esporte, posso seguir formadores de opinião, jornalistas da área e esportistas e ter as últimas atualizações sobre o assunto. Isso na Internet de hoje é muito útil.

Volver: No teu artigo, 97% dos usuários eram pessoas, e apenas 3% era profissional, tu acha que esse número sofreu alguma variação, sabendo que agora muitos portais estão fazendo uso dessa mídia?

Afonso:Já começamos a seguir os novos perfis piauienses e esta é uma das nossas constatações. Muitas empresas piauienses estão descobrindo o Twitter, e por trás disso, a necessidade de estar presente na Internet. Com os portais não é diferente. Resta saber se esses perfis estão desenvolvendo um conteúdo específico para a plataforma ou utilizando o serviço como um indexador.

Volver: O que significaria esse “laço social forte” entre os usuários piauienses?

Afonso: Esse laço social se manifesta principalmente através da quantidade de replies para as mesmas pessoas, criando um grande diálogo aberto. Percebemos, pela análise dos posts, uma intimidade entre os twitteiros piauienses, o que nos leva a crer que uma comunidade física foi transportada para o ambiente da virtualidade. Quando você posta uma pergunta no Twitter, espera que alguém leia e que, além de ler, responda. E essa confiança existe entre os piauienses. Tanto que são freqüentes os posts de “boa noite” e “até amanhã”, que demonstram uma relação de continuidade.

* Para seguir Afonso no Twitter - http://twitter.com/afonsorodrigues

LEIA MAIS no Aquivo VOLVER:

- Sua vida em 140 caracteres

- Twitter no Piauí
.

CONFIRA O ARTIGO: "O Piauí no Twitter: o perfil do usuário da plataforma no estado
.

Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Um comentário:

  1. Bela entrevista. Só de não se ater a número de seguidores (assunto mais cansativo e menos relevante do Twitter), já dá pra ver que a pesquisa foi bem elaborada. Só não vejo muita diferença do twitteiro piauiense para os do resto do país; é praticamente o mesmo perfil, com exceção de que os daqui usam mais como MSN, só seguem quem eles conhecem, característica que se assemelha ao Orkut, funções que não vejo como positivas para o Twitter. De qualquer maneira, parabéns ao blog e à iniciativa de uma pesquisa regional.

    ResponderExcluir