sábado, 17 de outubro de 2009

Eleições na UESPI

Em Novembro acontecerá na UESPI eleição para reitor
Alunos expressam suas opiniões e expectativas sobre o acontecimento
Em clima de eleição, a Universidade Estadual do Piauí será palco da disputa para vaga de reitor. Com as eleições próximas, já é possível sentir o clima entre os corredores da instituição. Para os alunos, os maiores interessados desta decisão, o foco dos candidatos ao cargo de reitor da UESPI deve ser inicialmente, a imediata reforma estrutural da instituição.

“Espero que o reitor eleitor seja capaz de representar os anseios da comunidade acadêmica em geral para que em diálogo com o governo e com a sociedade tenhamos condições de reestruturar a UESPI. A UESPI necessita de reestruturação em todas as dimensões que a compõe enquanto (pretensa) Universidade.”, afirma o estudante Macell Leitão que cursa o sexto período de Direito.
-
Marcada para o dia 12 de novembro, a eleição para reitor tem gerado certo desconforto entre os universitários tendo em vista que as campanhas freqüentes dos candidatos na instituição vêm atrapalhando o rendimento dos alunos ao longo desse período eletivo. “Embora esse processo seja positivo, de certa forma também atrapalha, porque a universidade acaba parando em alguns momentos, por causa de alguns eventos promovidos pelas chapas que disputam as eleições, aí os alunos param pra ver, saem das salas e ninguém mais assiste e os professores que concorrem acabam não dando mais aula e isso compromete o nosso período”, responde Verônica Monteiro, estudante do curso de Letras/Espanhol ao ser questionada acerca das eleições.

Enquanto os candidatos expõem suas metas nas campanhas, os estudantes começam a decidir quem irá administrar a UESPI nos próximos quatro anos. Para muitos, a escolha vai demandar ainda certo tempo para que analisem cada perfil e cada objetivo dos candidatos. “Eu ainda não decidi, estou vendo as propostas de cada candidato.” Revela a estudante de direito Ceres Passos.

Quando questionados a respeito das possíveis mudanças que queriam ver nesse próximo mandato, os universitários listaram uma série de prioridades entre as quais, as mais recorrentes são: Melhoria na estrutura física, que se encontra em estado precário (salas de aula mal iluminadas, em números insuficientes, inexistência de livros básicos para os cursos, restaurante universitário...), criação de um ambiente acadêmico de pesquisa e extensão através da contratação de professores mais qualificados e qualificações dos atuais docentes. A estudante do curso de Administração, Fernanda Gonçalves, conta suas expectativas para o a futura administração: “Desse novo reitor eu espero um compromisso maior com a instituição, que leve a sério as finalidades acadêmicas como: o ensino e pesquisa. Que dê mais valor aos professores e também pense no aluno como ser em formação.”

Confira aqui o comentário da estudante de Comunicação Social do 5° período, Sávia Barreto.Veja o vídeo!

Quatro chapas disputam a eleição para reitoria, são elas:
-
CHAPA 1 - “Consolidando a UESPI que queremos” – Valéria Madeira (atual reitora) e Lucidio Bezerra Primo.

CHAPA 2 - “Unidos para Mudar” - Carlos Alberto Pereira da Silva (atual vice-reitor) e Nouga Cardoso Batista.

CHAPA 3 - “UESPI com atitude” - Elio Ferreira e Daniel Sólon.

CHAPA 4 – “Reconstruindo” - Eurípedes Soares Filho e José de Jesus Uchoa.

O site da UESPI traz detalhados os planos dos candidatos, se eleitos. CONFIRAM!
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário