segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cuidado com o B-R-O - bró!

Previna-se das doenças causadas pelo calor
Crianças de 0 a 6 anos e idosos são os mais afetados com as altas temperaturas

Mesmo com chuva, os termômetros da Capital ainda marcam temperatura elevada

Com início no mês de setembro, o período mais quente do ano, conhecido como B-R-O-Bró, tem gerado mais do que simples desconforto entre os piauienses. O calor intenso nesse período produz efeitos colaterais, cada vez mais incidentes. De acordo com a diretora do Hospital do Buenos Aires, localizado na zona norte de Teresina, Rita Portela, as doenças mais características são vômitos, diarréia que levam a um quadro de desidratação. “No primeiro semestre, são mais comuns as infecções respiratórias agudas. No segundo semestre até o início das chuvas, as doenças diarréicas”.

VEJA O VÍDEO !

Os mais afetados do período compreendido entre os meses de setembro a dezembro, são as crianças de zero a seis anos de idade e os idosos que possuem alguma dificuldade para falar ou tiveram suas funções neurológicas diminuídas.

Nesse período, existem algumas recomendações que devem ser seguidas como destaca Rita Portela, “A gente recomenda às pessoas não se exporem ao sol em horário de pico a partir de 11 horas até 15 horas, onde a incidência provoca um aumento da sudorese, e a pessoa perde o líquido naturalmente independente de qualquer doença”.
VEJA O VÍDEO !

Os principais cuidados que devem ser tomados no B-R-O-Bró são: uso de protetor solar, hidratação, seja com água, sucos ou chás, ingestão de comidas leves, dando preferência a frutas e verduras, “quando a pessoas come comidas muito pesadas, isso dificulta a digestão já que o organismo vai ter que trabalhar muito mais, então a gente recomenda, se possível, frutas, ainda mais aquelas da estação, como o caju que ajuda a evitar também a anemia e a manga por conter bastante vitamina A”, lembra a diretora do hospital.
LEIA MAIS - sobre desidratação
CONFIRA - Orientações médicas em relação ao calor no Piauí
-
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário