quinta-feira, 22 de outubro de 2009

III CONEUFPI

Alunos discutem a educação no Piauí e Brasil
Novo estatuto do DCE será decidido na plenária final do congresso

Está acontecendo nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o III Congresso de Estudantes da UFPI (CONEUFPI), que esse ano traz o tema “Educação e Políticas para Ensino Superior: uma luta do movimento estudantil."

O CONEUFPI é um evento anual e estatutário, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a programação desse ano acontece do dia 21 a 24 de Outubro.

O objetivo do congresso é representar a instância máxima de deliberação do corpo do Movimento Estudantil, aqui de Teresina, para isso conta com a participação de estudantes da UFPI.

Para cada 50 alunos, um é escolhido como representante (delegado), essa escolha é realizada através do Centro Acadêmico, por meio de assembléias ou mesmo eleições diretas. O aluno escolhido como representante leva as propostas do curso, as visões políticas, os ideais de mudanças e juntamente com os outros estudantes/ representantes dos outros cursos debatem e fazem proposições a respeito da função dos estudantes na melhoria do ensino e da sociedade em geral.

Membro da organização fala sobre a eleição para o novo estatuto do DCE

O congresso é pautado em três aspectos principais; o primeiro é o debate a respeito da conjuntura nacional, a situação da sociedade brasileira e piauiense como um todo; o segundo é mais específico tratando da discussão acerca da Educação e Universidade, os deveres e compromissos dos estudantes para melhorar as condições e qualidade de ensino e o terceiro se relaciona com a própria organização do Movimento Estudantil, que é a luta dos estudantes dentro do centro acadêmicos e do DCE.

O CONEUFPI é um congresso repleto de representação e participação, oriunda de cada curso da Universidade. Além dos debates acerca da Educação e Políticas para Ensino Superior, está prevista que ocorra uma mudança no estatuto do DCE, após os três dias de debate, o congresso será encerrado com uma plenária final, onde serão escolhidas (votadas), pelos delegados, resoluções para o estatuto do Diretório Central dos Estudantes utilizar como meta (independente da gestão).

Delegação do Curso de Comunicação Social


Um dos representantes do Curso de Comunicação Social, Emanuel Alcântara, falou sobre as idéias e proposições que a delegação de Comunicação Social vai colocar em discussão: “A nossa principal proposta é manter a autonomia do movimento, porque desde 2005 o Movimento Estudantil da UFPI atua de forma coordenada com as atividades da instituição e nós somos a favor de que a UFPI dialogue com outras instâncias de discussão.”

Delegado do Curso de Comunicação Social fala das propostas que vão ser levadas

Confira mais informações e programação completa aqui - GIRA NOTÍCIA


Por: Ana Isabel Freire(anaisabel_freire@hotmail.com); Mariana Guimarães(mariana-guimaraes@hotmail.com); Nina Nunes(nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário