sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Qualidade de vida

Mitos e verdades sobre a musculação
A academia não é mais só lugar de “bombados”, é também de quem busca qualidade de vida



A aluna Suzanne diz: "Minhas horinhas aqui com a Rose, são sagradas"

Estresse do dia-a-dia, cansaço, indisposição. Esses são alguns dos diversos sintomas que surgem quando uma pessoa não executa um exercício físico. Das diversas atividades físicas, como natação, vôlei, yoga, a musculação continua sendo preferência entre os adeptos de uma vida saudável.


Quebrando o tabu que existe em torno das academias, a faixa etária pra uma pessoa começar essa atividade é dos 12 anos. “Na realidade existe um mito, uma dicotomia muito grande que a crianças de 12 anos não podem fazer musculação. Hoje se sabe que a musculação pode sim ser praticada por crianças a partir dos 12 anos.” Diz Rosélia da Silva, formada em Educação Física e Pós- graduada pela Universidade Federal do Piauí.

A educadora física ainda esclarece que os exercícios feitos pelas crianças, como a musculação, tem como objetivo o desenvolvimento da tração óssea delas. Para isso, é preciso fazer um programa voltado a eles e aos idosos, onde as cargas e a quantidade de séries são diferenciadas, utilizando assim, um parâmetro desenvolvido convencionalmente para a realização desse trabalho.

“A atividade física é a mola mestre para se ter qualidade de vida e saúde”. Para a professora Rose, a prática da musculação proporciona uma melhora da auto- imagem, da auto-estima, da vida social, além da questão patológica, como os transtornos psicológicos e bipolares assim como a depressão, que podem se amenizados com a atividade física.
VEJA O VÍDEO - "NÃO HÁ LIMITAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA"

A melhora da auto- imagem e do fator estético são conseqüências da melhora da qualidade de vida proporcionada pela atividade física. Não se deve buscar na atividade um caminho para chegar a um determinado modelo, mas sim, levar em conta o biótipo e as peculiaridades de cada um. “Estou sempre procurando melhorar, emagrecer, mas o ponto crucial pra mim é a qualidade de vida”. Diz Suzanne Alelaf, 40 anos, pedagoga e praticante de musculação.

Toda atividade física deve ser feita com moderação, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente. Tudo precisa ser programado e gradativo. Uma boa academia, um bom profissional, capacitado e certificado.

Fica a dica: É importante saber a habilidade, o conhecimento que o profissional tem do trabalho. A falta de acompanhamento especializado pode levar, muitas vezes, a problemas sérios, como lesões.

VEJA MAIS

- Perigos de exercícios físicos em excesso

- Exercícios físicos na promoção de saúde



Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário