segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sua vida em 140 caracteres

O que você está fazendo nesse momento?
Essa é uma pergunta bastante conhecida pelos usuários do twitter


Responda depressa: O que você está fazendo?

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais e de outros contatos (ou seguidores, como é utilizado na linguagem do Twitter), respondendo a famosa pergunta “o que você está fazendo ?” A mensagem não pode ultrapassar os 140 caracteres. O twitter foi criado na mesma perspectiva da utilização daquela frase do Messenger: "digitar uma mensagem pessaoal" que muitos apelidaram “digitar uma indireta pessoal”, porque na maioria dos casos, os usuários do Messenger divulgam o que estão fazendo, o que vão fazer, quais os planos para o fim de semana, qual música escutam, entre outras informações curtas e pessoais e principalmente direcionadas, ou a alguém em especial, ou a lista de contatos adicionados. No microblog, o usuário pode escrever, a exemplo do Messenger, sua mensagem pessoal e mandar as famosas “indiretas” a qualquer momento, além disso, não são apenas mensagens pessoais que podem ser mandadas para um público direcionado, podem ser distribuídas propagandas e informações jornalísticas até.
.
O twitter é uma ferramenta da web que se destaca pela sua instantaneidade, ou seja, pela praticidade com que pode ser divulgado um fato, seja ele relevante ou apenas um recado de “Boa noite, amigos Twitteiros”. Há três anos no ar, o Twitter deu passos largos durantes os anos de 2006 a 2009 e hoje é visto como uma ameaça a outras redes sociais como: facebook, Orkut e o próprio Messenger. Diante dessa nova tecnologia que já arrasta seguidores pelo mundo inteiro, convidamos alguns usuários (piauienses) de internet (aleatoriamente) e colocamos em uma sala de bate-papo no MSN e fizemos algumas perguntinhas sobre twitter, CONFIRA:


Volver: O que você acha dessa nova mídia virtual – o Twitter?

Macell Leitão: Acho que entre tantas formas de comunicação do mundo atual, o Twitter é uma forma válida de expressar pequenos pensamentos e se ter um acesso rápido a várias e diferentes idéias.
-
José Nunes: No mundo de hoje, o modelo de cultura fast food que os americanos nos empurraram vem sendo contestado, em especial pelos europeus criticando nesse paradigma da globalizaçao, o excesso de informaçoes, a maioria delas desnecessária. Eu acompanho essa tendência não vivo sem internet, pois preciso de muitas informaçoes, mas as pessoas nao podem se deixar levar por isso e viverem obcecadas. Entao participo de redes sociais como Orkut, MSN e recebo bastante informaçao por e-mail, mas Twitter pode ser um um círculo vicioso, pra essa dependência de mais e mais informaçoes, por isso resolvi ser mais prudente e filtrar melhor o conteúdo ate porque, boa parte do conteúdo que vale a pena do Twitter, consta em alguns e-mails que recebo dessa forma eu estou evitando muita coisa desnecessária, irrelevante para meu interesse.

João Pedro: É uma ferramenta que revolucionou em algum aspecto. Aspecto esse que justifica a popularização do mesmo. Mesmo não sabendo do que se trate. Primeiramente nos Estados Unidos, daí para o mundo... como sempre. Acho que esse fato também conta, sabe? O fato de ser de lá influencia muitas pessoas a quererem usar dessa ferramenta, não com a idéia de usá-lo para o que ele realmente foi feito, mas sim com o objetivo de passar a imagem de ser um trendsetter, por incrível que pareça. Pode ter sido também pelo fato de todos já não estarem mais satisfeitas com MSN, Myspace e Orkut.
-
João Diego: O Twitter, como nova mídia de comunicação trouxe pra o ciberespaço e para o mundo de hoje, uma nova oportunidade de comunicação, mais flexível, mais rápida e mais sucinta entre as pessoas. Além de criar outra rede, fonte de muita informação nova que circula pelo mundo afora. Tornando o instrumento ''Twitter'' um mídia plenamente funcional nos dias de hoje, tanto para os que estão sempre plugados e os que tem que estar como jornalistas e publicitários.Mas levando sempre em conta, que nem tudo é válido mas que deve ser trabalhado para que o Twitter ganhe essa força pouco a pouco.
Orkut, Facebook e Twitter - Assista as explicações!


Volver: O que você acha das pessoas que são viciadas em Twitter? Você acha que ele poderá se tornar um perigo para outras mídias sociais como Orkut e Facebook?

Macell Leitão: Todo vício é ruim. Eu não sabia que existiam pessoas viciadas em Twitter. De toda forma, mais interessante seria questionar qual o problema do Twitter representar um perigo a outras mídias. As mídias devem atender ao seu papel de comunicação, se em determinados aspectos o Twitter se mostra mais adequado às necessidades das pessoas, que substitua as demais.

José Nunes: acho que não. Acho que se complementam: o Twitter complementa os blogs e não se confunde com Orkut são funçoes diferentes, na verdade o brasileiro tem uma necessidade muito grande de seguir modelos, seguir idolos, por isso, o sucesso do Twitter aliado à praticidade de se fornecer informaçao com rapidez. Esses são os dois motivos que acho para as pessoas serem viciadas em Twitter e que não representam perigo para as outras mídias, aliás, o Twitter pode evoluir muito, como também pode ser substituído por outra febre que venha a surgir e assim o ciclo vai se repetindo.

João Pedro: Então, creio que o uso normal é sadio, e bem útil realmente, porém o vício já se torna uma obsessão por querer se auto-afirmar e também para matar a incrível vontade que o ser humano tem de dar conta da vida dos outros, Big Brother justifica isso. Pode ser também para ficar falando com namorada 24 h, como é o caso do meu irmão...

João Diego: Olha, pessoas viciadas no Twitter, eu realmente não conheço, um twitterholic, mas sei que é compulsivo. Lembro que quando comecei a gostar da mídia, chegava a twittar 15 a 20 vezes por dia. Colocando minha agenda, o que estava fazendo, coisas do tipo mas, o Twitter não pode ser considerado uma mídia que ameace as outras. Acho que a tendência principal dela é se ajustar as outras. Acessórios que existem no Twitter podem não existir em outras mídias ou vice versa.

Volver: Você diminuiu a freqüência com que twitta?

João Diego: Não e só tende a aumentar. Comprei notebook agora e vai ser mais fácil de twittar a qualquer momento. A minha vontade era de ter um telefone que eu pudesse twittar. Indícios talvez de um futuro viciado em Twitter.

Volver: Quem você mais gosta de seguir e por quê?

João Diego: Alguns famosos como repórteres. Meus amigos, para ter a oportunidade de saber a rotina e onde eles estão e alguns sites que tenham meus interesses com tecnologia e filmes.

Giovanna Jael: Gosto mais de ver o que algumas pessoas populares postam, tipo o Bonner e alguns políticos. Alguns usam o Twitter pra falar coisas interessantes sobre a situação atual, tipo o Firmino.
-
ESSE VÍDEO ENSINA COMO UTILIZAR O TWITTER:

Confira no arquivo VOLVER

@Afonso Rodrigues

@Twitter no Piauí

-
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário