segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Palácio da Música

Vai ser em Novembro, aguarde!
Muito mais que merecido, Teresina ganhará espaço destinado à música

O Palácio da Música já está em fase de conclusão. O projeto da prefeitura de Teresina tem por objetivo a construção de um local para abrigar os grupos de música da capital. Hoje, grupos como a Orquestra Sinfônica, Banda de Musica 16 de Agosto e Coral da Cidade não têm um local para ensaios. A Orquestra Sinfônica que conta com 80 músicos, por exemplo, ensaia de modo precário na Casa da Cultura, e assim como a Orquestra os outros grupos necessitavam de um espaço adequado para produção de música e ensaios.

O prédio está localizado no cruzamento das Ruas Santa Luzia e 13 de Maio, no centro de Teresina, onde funcionava o antigo Mercado Cajueiro. O palácio tem salas construídas especialmente para abrigar grupos de música, com tratamento acústico, salas individuais de ensaio, uma sala grande de ensaio com capacidade para até 90 músicos, uma sala de concerto com 140 lugares e uma cafeteria, o Café Concerto, onde deverão acontecer apresentações menores.

Fase Final - Auditório


Segundo o diretor do Palácio da Música, Luciano Klaus, “Esse complexo vai ser a princípio a sede desses grupos, onde eles vão poder ensaiar tranquilamente e vão poder produzir música de qualidade, e também vai ter um espaço de contato com o público, que é a sala de concerto aonde esses grupos vão se apresentar”. O Palácio terá um calendário regular de música, principalmente música erudita e música acústica, e a cafeteria será aberta diariamente, com música mais suave.


Ainda faz parte do projeto, a realização de oficinas. Luciano Klaus enfatiza que o Palácio não será uma escola de música, “é a casa onde os músicos ensaiam, mas a gente pretende ministrar oficinas, aproveitar os músicos que vão estar aqui pra fazer as oficinas, principalmente, pra comunidade que não tem acesso, a idéia, é um projeto que beneficie primeiro as crianças, de preferência dos bairros mais distantes do centro, criar uma interação entre a casa da música e essas crianças que não tem acesso nenhum a esse tipo de cultura”.


A construção e os investimentos são de responsabilidade da prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, hoje presidida pelo professor Cineas Santos. A direção como foi dito anteriormente, é de Luciano Klaus e será compartilhada com os maestros dos grupos musicais que vão utilizar o espaço, entre eles Aurélio Melo, Wilson Costa e Erisvaldo Borges.


O prédio deverá ser inaugurado na primeira quinzena do mês de novembro, uma vez que os grupos querem aproveitar o período natalino para fazer um concerto de corais, trazendo alguns corais de fora da cidade e promovendo uma interação com os de Teresina.


Boas iniciativas merecem ser divulgadas, e comemoradas, devidamente comemoradas, a nossa cidade de Teresina carecia de um ambiente para a prática de música. Para muitos que almejavam essa conquista, o Palácio da Música vem a ser um sonho realizado! E para os que trabalharam em prol desse sonho, o nosso sincero agradecimento. A equipe VOLVER se preocupa, torce e aplaude as conquistas que engrandecem o nosso estado!


Além disso, a equipe VOLVER se compromete em fiscalizar as atitudes desenvolvidas no Palácio da Música. Nós nos alegramos com a iniciativa, mas esperamos que as expectativas sejam igualmente correspondidas, de modo a contribuir para o engrandecimento cultural da cidade! Isso tudo, para que você, amigo usuário, se sinta contemplado pela nossa missão de informar e fiscalizar.


Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Um comentário:

  1. Teresina realmente estava em falta com espaço de música como esse...Bela iniciativa e tambem uma otima matéria de vocês equipe volver, cada vez mais envolvendo a gente com materias, reportagens incriveis...parabens

    ResponderExcluir