sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dadá no Programa do Jô

Humorista Piauiense divide opiniões
Após apresentação no Programa do Jô, o humor de Dadá ganhou feições “Ame ou deixe-o!”

Dadá Coelho, piauiense da cidade de Floriano, se apresentou ontem (22) no Programa do Jô Soares – Rede Globo. Dadá abusou de piadas picantes, além de piadas preconceituosas com o estado do Piauí e sua cidade natal, chegando inclusive a dizer que as pessoas do nosso estado, só tinham dentes até os 38 anos.

Em seu blog pessoal, onde divulgou que iria aparecer no Programa do Jô, Dadá contou como foi sua participação no programa e definiu de forma bastante característica o encontro com o apresentador: “Confesso que fiquei excitada com o Gordo. Um Dandi com hálito quente distribuído num corpo não menos quente. Forte, bonito, cheiroso, sagaz, sensível, generoso. Jô Soares me afaga na entrevista com " seus olhinhos infantis, como os olhos de um bandido" . Uma avalanche! Fiz um streep tease existencial praquele que é um gênio.” Relata a entrevistada.

Parte da entrevista de Dadá no Porgrama do Jô

No blog que está “aberto” (ou quase isso) para comentários, muitas pessoas se mostraram revoltadas com maneira que a morena tratou a cultura e os hábitos piauienses em rede nacional, no entanto, alguns comentários negativos foram apagados quase que instantaneamente. Os comentários vão desde elogios rasgados, como: “Parabéns Dada! Meu filho e eu choramos de rir. Vendo você me orgulho de ser nordestina, uma mulher inteligente, bonita sem frescuras...não é afetada e não quer falar como o povo do sudeste (como muitas que viram artistas e não falam onde nasceram). Nordestina que não tem vergonha de suas raízes, pena que algumas pessoas não entenderem sua mensagem. Somos sim um povo sofrido, mas lutadores e bem humorado

À críticas ferrenhas: “Diminuir(ridicularizar) os mais desprotegido, como Homossexual, pobre, gordo, nordestino, negros, ..., é muito engraçado, mas muitas vezes apenas para quem está do outro lado. E existe muitas piadas desse gênero (Quem nunca riu de uma dessas?). Digo que o Bullying é movido pelo mesmo sentimento. Quem é minoria e está em uma situação desfavorável sofre com isso. Para quem rir é bom demais. Mas até onde isso é sadio ou doentil? Destrutivo ou construtivo? Até onde isso pode lesar a imagem da pessoa (física ou jurídica)? Esse foi meu questionamento quando vi Dada Coelho, minha conterrânea, falando de forma tão exagerada do meu estado que muito amo e onde quero viver até o fim de minha vida. Será que em nome do humor tudo é válido? Na verdade precisamos rever nossos conceitos e preconceitos, e ter consciência de nossa responsabilidade civil.

A humorista - jornalista - atriz atualmente mora no Rio De Janeiro, onde se apresenta com a montagem Vende-se Usado. “Proibido Para Menores de 18cm”. Dadá não passou despercebida pelo público do Programa do Jô, sua apresentação foi no mínimo polêmica, dividindo opiniões entre: antipatia e simpatia, mas nenhuma das duas gratuitas, quem gostou certamente atenta para os pontos fortes da moça: desenvoltura, sagacidade, carisma... Já para os que a repudiaram, Dadá foi descuidada, racista e ofensiva. A humorista fez por onde ganhar admiradores e contestadores de seu trabalho.


Outros casos em que Piauienses se sentiram vítimas do preconceito:

Declaração de Paulo Zotollo – “Se o Piauí deixar de existir, ninguém vai sentir falta...”
LEIA MAIS
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com); Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com); Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário