quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SEMANA DE COMUNICAÇÃO

A comunicação sob um novo olhar
A segunda Semana de Comunicação da Faculdade CEUT trouxe nesta quarta-feira, além de oficinas e GD's (grupo de discussão), palestras com Guilherme Cury e com o fotógrafo André Pessoa.
Guilherme foi o primeiro a falar. Durante a palestra, ele falou sobre Novas Tecnologias e a importancia, não só para os publicitários, como para todos os profissionais de comunicação, de saber lidar com essas novas mídias.
Entre os exemplos dados por Guilherme, ele destacou a importancia das redes sociais, tais como Orkut, Facebook, e mais recentemente o Twitter, para o desenvolvimento desse novo modelo de comunicação.
Segundo ele, as mídias sociais vêm ganhando muito espaço entre os brasileiros. Porém, têm feito com que a comunicação se torne bastante difusa, provocando assim, uma queda da qualidade desta.
Na segunda palestra, o fotógrafo André Pessoa, que é o fotógrafo oficial da Serra da Capivara, destacou o projeto que teve por objetivo redescobrir a Amazônia. A equipe saiu do litoral da Paraíba com destino ao litoral do Peru, cruzando o continente, mostrando a situação da destruição da floresta.
André destaca que durante a execução do projeto, ele decidiu aumentar em 300 Km o percurso para que pudesse incluir a Serra da Capivara e a Serra das Confusões.Durante os três meses de expedição, a equipe percorreu a Rodovia Transamazônica, que começa no estado da Paraíba, fato desconhecido pela maioria da população. A viagem terminou no litoral do Peru e procurou mostrar as nuances da Amazônia e as peculiaridades de cada povo, cada costume.
André chamou atenção para os casos de destruição do meio ambiente na Serra Vermelha. "A Serra é um patrimônio ambiental. É uma farsa dizer que o projeto da Serra Vermelha vai trazer riqueza, progresso..Não vai!"
Existem no Piauí, na região da Serra Vermelha verdadeiras espécies de fósseis vivos, animais como a preguiça-de-chifre (contemporânea dos dinossauros), que nunca foram estudados. Destruir essa Serra é destruir uma verdadeira biblioteca repleta de animais e plantas relicturais.
Ao final da palestra, André pede o apoio na luta em defesa da Serra Vermelha que é um patrimônio do Piauí e do mundo. E disse ainda que é preciso que o povo do Piauí conheça mais o estado para aprender a valorizá-lo.
Por: Ana Isabel Freire, Mariana Guimarães e Nina Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário