segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desertificação enquadrada

A seca em Gilbués é tema do fotógrafo Brito Júnior
Publicação na Revista Brasileiros aumenta a divulgação do problema que assola o sertão piauiense


“A minha relação com a fotografia não é de fotógrafo, a minha relação é extremamente funcional”. Assim define o jornalista e fotógrafo Brito Jr. à sua afinidade com a fotografia. Seus quatro anos de carreira já renderam muitos frutos. Com trabalhos publicados em veículos de grande notoriedade, como os jornais Gazeta Mercantil, O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo e Correio Braziliense e as revistas Época, Veja e Isto É, o fotógrafo ganha destaque dessa vez com a publicação na revista Brasileiros.

A revista Brasileiros é conhecida por seus textos humanizados, com longas reportagens e um trabalho mais autoral. “A linha editorial da revista caiu como uma luva para o meu trabalho e para as coisas nas quais eu acredito. É uma revista que tenta mostrar o Brasil como ele é, sem facetas, sem maquiagem, de forma bem humorada. Eles não trabalham com denúncias, ela é feita por gente que é apaixonada por reportagem, é uma revista que por ser literária, valoriza muito o texto e as grandes histórias”.
A reportagem publicada na edição do mês de outubro, na revista Brasileiros, retrata o processo de degradação da cidade de Gilbués, sob o olhar do jornalista. “Tendo em vista essa minha veia autoral, eu tive a idéia de fazer esse trabalho, fiquei sabendo através da imprensa que existia esse problema de desertificação no sul do estado”, relata Brito Jr. O objetivo do trabalho que durou cerca de um ano e quatro meses foi apresentar um olhar diferente do que já se tinha, mostrar a historia de vida dos moradores, os motivos daquele processo.


Para Brito Jr, não adiantava mostrar só um lado da história, o que outras pessoas já tinham feito. "Todo mundo que ia lá mostrava só um ponto de vista, eu quis pegar tudo. Meu texto abrange: intempéries climáticas, que deixam o solo mais frágil, e a interferência humana que agrava mais o problema, levaram também em conta a questão da educação, da política local e a falta de engajamento desses agentes políticos”, diz com um discurso holístico do fenômeno que ocorre em Gilbués.

As fotografias apresentadas na revista são apenas algumas das quase três mil fotos feitas durante o trabalho. O projeto completo deverá ser exposto no início de 2010. Brito Jr planeja organizar exposições em Teresina e em Brasília, mas não garante uma exposição em Gilbués: “é uma idéia, mas as pessoas lá são muito arredias como essa idéia do processo de desertificação, mas eu já me preparo para o que possa vir por aí. Por lá a situação pode não ser tão boa, mas a gente vai incutindo a idéia na cabeça deles”.
VEJA O VÍDEO DA ENTERVISTA COM BRITO JÚNIOR!

-
Não conhece Gilbués? SAIBA MAIS
.
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário