Alunos pesquisam perfil do usuário piauiense
Afonso Rodrigues, Layanna Mayara e Lígia Melo, alunos de Jornalismo da UFPI, desenvolveram em maio desse ano, com orientação do professor
O artigo perpassou pelo advento da Internet, por conseguinte, das redes sociais de interação, comunidades virtuais, blogs e, mais recentemente, microblogs. O artigo explica que a grande aceitação do Twitter deve-se, principalmente, às diferenças que a plataforma traz em relação às outras. A obrigatoriedade de mensagens curtas leva à objetividade do conteúdo.
O método utilizado para delinear o perfil do usuário piauiense foi feito através do próprio objeto de estudo. Os pesquisadores criaram um perfil no twitter, intitulado de “twittepiaui” – nesse perfil eles disponibilizaram um formulário com 21 perguntas sobre informações pessoais do usuário e sobre como e para quê ele utiliza a plataforma de microblogging - Twitter. As perguntas variavam entre múltipla escolha ou abertas, dependendo do quesito. 69 usuários piauienses responderam ao questionário.
Ao final da pesquisa, ficou estabelecido (por maioria na porcentagem), quê:
O usuário piauiense descobriu o twitter através da própria internet - os homens representam maioria na utilização do microblog, faixa etária entre 20 e 25 anos, ensino superior incompleto, maioria atuando nas áreas de comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas), residentes na Capital (Teresina).
Os usuários possuem maioria das redes sociais disponíveis, incluindo blogs, entretanto o Orkut ganhou por unanimidade. A plataforma mais utilizada para twittar dos participantes é o computador e o período de utilização do serviço ocorre mais durante o meio da semana.
A maior parte dos entrevistados respondeu que “twitta” mais de uma vez por dia, mas apenas a minoria afirmou já ter feito a cobertura de algum evento pelo twitter. Quanto ao tempo de uso do twitter, boa parte dos entrevistados assinalou a questão de 1 ano a 6 meses, já quando a pergunta era sobre perfil profissional, quase nenhum usuário marcou essa opção, a maioria esmagadora utiliza o twitter para fins pessoais.
Ao longo do artigo, é elencada a evolução da escrita na internet, do blog ao micro blog. Além das explicações sobre o que é o twitter, o fenômeno twitter no mundo, Brasil, Piauí e por fim o perfil do usuário regional. Twitter é um tema atual, amplo, intrigante, revolucionário, mas não possui tanta bibliografia, até mesmo pelo caráter recente, portanto esse artigo é muito relevante para pesquisadores e interessados nessa área.
Confira como foi a apresentação do artigo no INTERCOM
Sua vida em 140 caracteres - Matéria VOLVER
@Afonso Rodrigues no arquivo VOLVER
CONFIRA O ARTIGO: "O Piauí no Twitter: o perfil do usuário da plataforma no estadoPor: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário