sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Participe você também!

O time de basquetebol sobre cadeira de rodas, precisa de você
ESPORTE: Uma ótima oportunidade para inclusão e aceitação

Muitas pessoas que já nasceram deficientes, ou mesmo as que adquiriram após a vida adulta, preferem ficar em casa, não se expor nas ruas, até mesmo pelos riscos envolvidos, por conta da ausência de acessibilidade. Alguns se recolhem devido o receio do olhar do outro, do preconceito alheio. Entretanto, condição essencial para a abolição do preconceito de terceiros, é a aceitação pessoal. Aceitação que vem quando a pessoa reconhece seu valor.

José Filho, que antes também não gostava de sair de casa, depois de se tornar atleta, tem outra mentalidade acerca do preconceito: “A pessoa quando fica deficiente tem o preconceito de sair na rua, mas isso não tem nada a ver, a discriminação está na cabeça de cada um”, comenta.

Exemplos como o time de basquete vêm mostrar que não é uma limitação física que torna a pessoa incapaz de viver como qualquer outra, mas uma forma a mais de aperfeiçoar certos dons que só conseguiram descobrir a partir da deficiência. “Eu nunca me imaginei pegando numa bola, muito menos sendo um jogador profissional, nunca tinha pensado em um dia ser filiado a uma federação, a gente cresce na dificuldade”, lembra Renato.

O Time de Basquete de Cadeirantes de Teresina precisa de atletas. Talentos, que estão em casa escondidos em seus próprios preconceitos e medos, esperando para serem descobertos. Qualquer um, pode se filiar ao time e fazer um teste, ou mesmo só treinar. José diz que além do participante ganhar um novo estímulo de vida, também ganha uma turma de irmãos, pra conversar, se distrair e trocar experiências. Se você é deficiente ou conhece alguém que se interesse.

Entre em contato através de:

ASCAMTE – Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina
Presid. Silvana (8811-9377), resid. (3222-6486)
End: Edifício Paulo VI, Av.Frei Serafim



Opinião - APOLO NEWS - Acessibilidade


VEJA O CONVITE FEITO POR MAURÍLIO


Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário