segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia da Criança Seguro

Evite surpresas desagradáveis
Brincar nem sempre é garantia de diversão, cuidado!

Hoje é comemorado, em todo o Brasil, o dia das crianças! Na hora de presentear um pequenino, algumas precauções devem ser levadas em consideração e isso vai além das preferências do presenteado. No momento da brincadeira outra série de precauções deve ser tomada – Para que a brincadeira seja segura e traga muita diversão, sem nenhum transtorno.

Os brinquedos proporcionam as crianças, momentos únicos de diversão, além de ajudar no aprendizado de maneira criativa e lúdica. Mas por trás de uma brincadeira aparentemente inofensiva, existem riscos e armadilhas. Então, para que a criança aproveite a brincadeira com segurança, os brinquedos devem ser devidamente escolhidos, visando o bem-estar e o aprendizado. Para tanto, alguns cuidados devem ser tomados na escolha.

Brinquedos com pontas e extremidades finas ou cortantes devem ser refutados, principalmente se a idade da criança for inferior a três anos. Produtos coloridos ou com pintura devem garantir que as tintas utilizadas não são tóxicas. Brinquedos com peças pequenas que possam se desprender devem ser evitados. Para testar se um brinquedo contém peças muito pequenas e apresentam perigo para uma criança: retire a peça e tente enfiá-la em um tubo de filme fotográfico, se a parte couber, então oferece risco real de engasgamento, caso for engolida. OS BRINQUEDOS DEVEM CONTER O SELO DO INMETRO e as indicações de idades mínimas para uso, tem que ser seguidas à risca.



A variedade de presentes, nas lojas, é gigantesca

A psicóloga, Aline Cunha, aconselha que além da segurança, o brinquedo deve representar uma fonte de aprendizado, por essa razão, brinquedos educativos e que estimulem a criatividade devem ser priorizados no momento da compra. “Brinquedos que incitem a violência devem ser preteridos desde o primeiro momento” alerta Aline.

Além dos riscos que podem ser controlados no ato da compra. Existem os perigos da utilização indevida, no manuseio incorreto do brinquedo, próprio da ingenuidade das crianças e do descuido de adultos. Os pais e responsáveis devem sempre passar as instruções de como se brinca corretamente com o brinquedo. Sempre que a utilização do brinquedo envolver alguns equipamentos de proteção, como: joelheiras, capacete, cotoveleiras - Além de aconselhar, os pais devem exigir o uso. Também é recomendado que as brincadeiras aconteçam em locais seguros, longe de piscinas, escadas, sacadas e degraus.

Brinquedos que necessitem de uso de pilha, tomada, carregadores, têm que ser acompanhados de pertinho pelos adultos, ou melhor, os adultos devem desempenhar essas funções com a eletricidade. Outro risco é o uso de balões, embora que sempre façam a alegria da criançada, depois de estourados representam um perigo à crianças pequenas, podendo ser engolidos ou mesmo causadores de intoxicação, portanto logo após o uso, devem ser devidamente eliminados.

A presença de adultos para garantir a segurança da brincadeira é imprescindível e a psicóloga Aline, ainda acrescenta: “Envolver-se com a brincadeira da criança, ao invés de olhar a distância, além de garantir a segurança mais de perto, é uma ótima oportunidade para interação e desenvolvimento de uma relação de amizade e confiança.”

Vale lembrar que as idades e sexo devem ser levados em consideração na opção por determinado brinquedo. Pouco provavelmente uma criança de 10 anos se contentará com um livrinho para colorir ou uma menina com um carrinho. Então, seguindo as dicas de segurança e educação, fica fácil escolher um presente que agrade. Não deixe de presentear e brincar com sua criança, afinal de contas, hoje é o dia delas!!


DICA VOLVER: Se você deixou para a última hora e ainda não comprou o presente, as lojas dos shoppings (Riverside e Theresina) estão abertas (neste 12 de Outubro - das 13h às 19h) - e funcionando justamente para isso.

Caso ocorra algum acidente, relate seu caso no site do Inmetro.

Inmetro sobre a segurança dos brinquedos.

Mais informações, procure a Ouvidoria do Inmetro: através do número: 0800-285-1818 ou pelo site: http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/index.asp


Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com), Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) e Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário