sábado, 17 de outubro de 2009

Bate-papo com vestibulandos

VOLVER pergunta e os alunos respondem
Alunos falam sobre vestibular, ENEM, expectativas e muito mais


O vestibular se aproxima e milhões de estudantes no Brasil respiram essa atmosfera de provas e informações. Nos últimos meses, vários acontecimentos movimentaram e modificaram suas vidas de aspirantes a universitários. A equipe VOLVER foi conversar com alunos de duas escolas, em um bate-papo descontraído, eles expressaram suas opiniões a respeito do ENEM, da fraude, das novas datas, do projeto de lei LEIA MAIS e de outros assuntos envoltos pela temática principal: VESTIBULAR


ESCOLA 1


Assista ao vídeo do bate-papo com os alunos


Alunos: Jessica Campelo, 17; Jacqueline Oliveira, 17; Raniele Cristina. 17; e Lucas Guedes, 18.

Volver: Vocês tão sabendo do projeto de lei que prevê, que um mesmo estudante não poderá ocupar, ao mesmo tempo, duas vagas de cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. Já foi aprovada pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) Se sancionada pelo presidente, vira lei, o que vocês acharam desse projeto?

Raniele: Vai ser bom por um lado porque vai ser um gasto a menos, porque quase ninguém consegue levar dois cursos, porque é muita coisa. Eu acho ideal.

Jacqueline: E você dá mais oportunidade aos outros candidatos de entrar também.
Jéssica: Mas também é um dilema, porque às vezes a pessoa se identifica com mais de um curso...

Volver
: Se a lei for sancionada pelo Presidente da República, vocês já sabem qual Universidade escolher?

Todos: Estadual!

Raniele: Estadual psicologia e Federal veterinária.

Jacqueline: Estadual direito e Federal historia.

Jéssica: Estadual medicina e Federal farmácia.

Volver: 5 dias são suficientes pra pessoa decidir qual curso vai querer?

Raniele: Pra quem já decidiu o que quer é mais fácil, agora quem ainda tem duvida o ideal é fazer pesquisa antes de tomar a decisão

Volver: Vocês estão se sentindo favorecidos com o Novo Enem, com esse novo sistema de avaliação da UFPI?

Jacqueline: Acredito que polarizou um pouco porque enquanto umas pessoas acham que é mais fácil passar, na federal outras desistiram logo e se focam só na UESPI, que é o meu caso

Volver:O MEC disponibilizou algumas proas semelhantes, as que serão aplicadas, para os alunos irem treinando. Vocês fizeram essas provas, o que acharam do nível?

Raniele Cristina: Pela prova que vazou já deu pra ter noção de como é o nível e ficou claro que é bem por baixo...

Jessica: Na verdade não mudou nada, ficavam falando: “ahhh é o novo Enem” , mas o nível não mudou quase nada, o nível é ate baixo pra quem vai concorrer por exemplo pra medicina.

Volver: quanto ao roubo das provas vocês estão se sentindo seguros quanto ao sigilo dessa nova prova?

Todos: Não!

ESCOLA 2

Assista ao vídeo do bate-papo com os alunos


Alunos: Ana Patrícia, 19; Joyciane, 19; Matheus Leite, 19 e Rosaldes Júnior, 19.

Volver:
Vocês tão sabendo do projeto de lei que prevê, que um mesmo estudante não poderá ocupar, ao mesmo tempo, duas vagas de cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. Já foi aprovada pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) Se sancionada pelo presidente, vira lei, o que vocês acharam desse projeto?

Joyciane: Eu gostei desse projeto de lei, por uma face, quando ele fala que, por exemplo: Quando uma pessoa passa pra medicina na UFPI e na UESPI, não pode fazer matrícula, não pode cursar nas duas e tem gente que se inscreve nas duas por pura má vontade. Mas ao mesmo tempo, tem um aluno que quer o curso de Direito e Letras, ai um curso complementa o outro, então a gente perdeu nesse sentido. Mas é bom inibir aquela prática de alunos de fazer matrículas em duas Universidades. Eu tou tentando pra Medicina e eu sei o que é isso, eu sei o que é ficar na lista de espera, esperando o bom senso de algumas pessoas.

Volver: Se a lei for sancionada pelo Presidente da República, vocês já sabem qual Universidade escolher?

Todos: As federais com certeza!

Volver: Antes era uma prática comum dos estudantes, na UFPI colocarem um curso, que a aprovação estivesse praticamente garantida e na UESPI arriscarem em um curso mais concorrido, de repente a primeira opção. Mas se a lei for realmente sancionada, não vai mais ter tanto sentido essa prática e aí?

Ana Patrícia: Vou colocar o mesmo curso nas duas, até mesmo porque eu tou fazendo pré-vestibular, já passei pela experiência do 3°ano, então, esse ano tou priorizando os estudos daquilo que eu não me dei bem no ano passado. Então por isso, eu e a maior parte dos alunos que eu conheço, principalmente de pré, iremos optar pelo mesmo curso nas universidades públicas, pelo curso que a gente realmente quer, já que a gente não pode mesmo cursar duas Universidades.

Matheus: E também... A gente colocava o curso menos concorrido, de acordo com o resultado do PSIU, ai a pessoa via que a pontuação não tava boa pra determinado curso e não queria cancelar, ai arriscava em um curso mais garantido. Mas agora, eu tou fazendo PSIU geral, então não dá pra medir os escores. Vou no curso que eu mais quero mesmo!




Ana Patrícia e Joyciane se sentem revoltadas com o vazamento da prova


Volver: Vocês estão se sentindo favorecidos com o Novo Enem, com esse novo sistema de avaliação da UFPI?

Ana Patrícia: O ENEM é uma realidade, que na minha opinião, o Brasil precisava. Porque é uma prova mais simples, não tão decoreba. Os vestibulares tradicionais primavam por muitos detalhes e esses mínimos detalhes tiram muitos alunos do páreo. Esses decorebas e detalhes acabam resumindo a vida do vestibulando a estudos malucos. Não é tão conhecimento que era cobrado, e o ENEM ele traz assuntos do cotidiano, ele traz coisas aplicáveis na nossa realidade, não aquelas coisas que a gente estuda sabendo que nunca mais vai utilizar depois do vestibular.

Joyciane: A mesma sensibilidade que o ministério da educação (MEC) mostrou pra entender esse sistema de avaliação pra entrar na Universidade, não era tão bom, nem tão eficaz. Não foi coerente, quando ele colocou essa mudança no ano em curso, meu amigo, a gente tava se preparando pra uma realidade, que exige muito da gente e agora a gente foi obrigado a conviver com o ENEM e com os vestibulares tradicionais. Eu acho que ele devia ter mostrado a sensibilidade, que ele mostrou na tentativa de mudar e melhorar o sistema de avaliação, não colocando o ENEM nesse ano, colocando só no próximo.

Matheus: É... Mas o erro foi mais da UFPI do que do próprio MEC, porque várias Universidades (como a UNB, a da Paraíba) não aderiram, acharam o ENEM precipitado. A meu ver, a UFPI foi que agiu errado em colocar o ENEM no ano em curso.

Joyciane: Pois é, mas você tem que entender que a FUVEST não aderiu, a UNICAMP, a UNB, até mesmo outras federais do Nordeste, mas você tem que ver que elas são melhores assistidas, tem melhor estrutura, mais dinheiro que a UFPI, então quando o ENEM fala em uma proposta democrática, mas oferece uma boa quantidade de dinheiro eu esperava que a UFPI aderisse, porque ele precisa se reestruturar.

Matheus: A da Paraíba tem uma estrutura parecida com a da UFPI e não aderiu!

Ana Patrícia: A UFPI tinha que ver também pelo aluno dela. Nós estávamos preparados pra outra realidade, o ENEM é diferente do PSIU e da prova da UESPI. E quando a Federal aderiu ao ENEM ela acabou prejudicando alunos de 3°ano, porque eles não tiveram tempo de ver todos os conteúdos. Muitos ficaram desesperados...!

Joyciane: Eu concordo com vocês, apesar da UFPI precisar do dinheiro fornecido pelo MEC, ela realmente se precipitou. Mas diante da oferta de dinheiro, ela aderiu pra proporcionar cursos melhores, estrutura mais qualificada.. E o erro foi do MEC mesmo, ele que decidiu colocar esse vestibular em Outubro. Decidiu no final de Maio um vestibular pra Outubro. Quando a Federal aderiu, acho que ela nem sabia que o vestibular ia ser em Outubro.




Rosaldes e Matheus acharam bom o nível da prova do ENEM

Volver: O MEC disponibilizou algumas proas semelhantes, as que serão aplicadas, para os alunos irem treinando. Vocês fizeram essas provas, o que acharam do nível?

Ana Patrícia: Tem umas questões muito fáceis e umas questões médias. As pessoas tão generalizando muito, dizendo: “AH,o ENEM tá muito fácil, assim qualquer pessoa passa” . Não é bem assim, tem questões de nível muito bom. Que você tem que quebrar a cabeça, parar e pensar, mas tem aquelas que você responde e dá até vontade de sorrir. Mas no geral, tá fácil, mas não tem só questões simples.

Joyciane: A prova tava mesmo como eles prometeram, sem decoreba. E isso foi bacana! AH, tem textos demais, eu fiz a prova lá em casa, até a metade eu consegui fazer direitinho, mas daí em diante o rendimento cai consideravelmente, porque você não agüenta ler tanto texto, ler tanta coisa, porque a prova é muito grande e o tempo é muito curto, ela é muito cansativa.

Ana Patrícia: Chega a ser um teste de resistência física! Então tem que ser muito bem trabalhado esse lado. Nesse aspecto, tem que se preparar bem, saber ler rápido e entender as questões.

Rosaldes Júnior: Achei as questões de nível médio, com coisas que envolvem o nosso cotidiano.

Volver: E com o vazamento das provas? Vocês se sentiram prejudicados?

Ana Patrícia: Esse povo que roubou, não tem a noção do estrago que eles causaram. Meu Deus, já tava todo mundo programado, entrando no clima pra fazer ENEM e na quinta-feira (01/10) a notícia de que a prova vazou! Eu fiquei revoltada! Mas claro, muita gente comemorou, principalmente os alunos do 3°ano. Eu queria logo acabar com essa angustia de provas.

Joyciane: Pois é e pra poder se dedicar a outras coisas, eu já tinha me planejado pra estudar diminuir a carga horária pra estudar pra UFPI, nas duas últimas semanas só estudar para o ENEM. Eu pensava: Nossa, eu vou me livrar do ENEM agora e vou me dedicar só pras outras, que são de estilos completamente diferentes. Ai quando veio o adiamento da prova, poxa, é revoltante!

Ana Patrícia: É revoltante pra estudantes do Brasil inteiro, já sabem quem roubou as provas e eles não foram presos, não sofreram nenhuma punição até agora. A gente foi pego de surpresa por essa data do ENEM em Outubro, se programa e chaga lá: Roubaram! Não tem outro sentimento! É revoltante! Toda aplicação de vestibular, tem que ter segurança, tem que ter um plano. É um absurdo essa provas ficarem tão vulneráveis. Pra fazer um vestibular nacional, eles deveriam ter priorizado a segurança, mais de 4 milhões de alunos envolvidos. É um absurdo!

Todos irão priorizar as instituições federais na hora da escolha


Volver:
E na nova data, na prova que vai vim, vocês acreditam no sigilo total?

Ana Patrícia: Só acredito vendo, se vazou uma vez, nada impede que ocorra novamente. Sei que eles tão tomando as devidas providências, mas sinceramente, nada me garante que vai dar certo!

Volver: E a nova data?

Ana Patrícia: Mudaram as datas e isso me prejudicou, eu já tava com uma viagem marcada pra fazer o vestibular da UFC (Universidade Federal do Ceará) e não vou poder fazer, porque foi remarcada e coincidiu com outros vestibulares. Isso acabou atrapalhando, uma complicação a mais. Quem já tinha pagado taxa de inscrição, hospedagem, passagens... E não vai mais poder fazer, uma falta de organização de todas as partes.

Volver: E os prazos de 2 meses pra fazer uma nova prova e pra formular todo um sistema de segurança vocês acham que dá tempo?

Todos: Claro que não!

Joyciane: Eu vou falar mais uma vez, eu não tou torcendo contra o ENEM, eu tou torcendo é a favor. Eu fico muito feliz quando meu pai diz que o ENEM foi uma iniciativa pra melhorar o ensino, pra dinamizar... pra democratizar, só que não dessa forma, não precipitado, não impondo dessa maneira, porque ele tinha que esperar um tempo pras próprias escolas se adaptarem ao modelo, sobre o que vão ensinar aos seus alunos. Além disso, eles tinham por obrigação garantir a segurança da prova. Eu espero que dê certo, eu rezo a Deus que dê certo. Mas eu não acredito!

O Arquivo VOLVER possui uma série de informações relacionadas:

CONFIRA - Projeto lei sobre vagas nas instituições públicas

CONFIRA - Novas datas do ENEM


CONFIRA - Segurança para as novas provas



Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Um comentário: