sábado, 17 de outubro de 2009

Uma vaga nas públicas

Outra novidade para o vestibular desse ano
Alunos poderão ficar impossibilitados de cursar duas graduações em universidades públicas, ao mesmo tempo

Esperança, tensão, expectativa. Assim esperam ansiosos milhares de alunos brasileiros que ficaram classificados nos vestibulares das instituições públicas e estão na iminência de serem chamados a cursar. No entanto, aguardam a desistência de alguns candidatos aprovados... Essa angustia poderá ser amenizada, se aprovada pelo Presidente, não será mais permitida a matrícula em dois cursos em estabelecimento de ensino público. O que acarretará na desistência de vários alunos aprovados em dois vestibulares, aumentando o número de vagas e chamadas.

"eu sei o que é ficar na lista de espera, esperando o bom senso de algumas pessoas"


A CE (comissão de Educação, Cultura e Esporte) aprovou na terça-feira (29/09) um projeto lei que estipula que um mesmo estudante não poderá ocupar, simultaneamente, duas vagas de cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. Essa medida já é corrente em algumas instituições, mas se sancionada pelo Presidente Lula, valerá em todo território nacional.

A proposta surgiu na Câmara dos deputados e foi apresentada pelo deputado Maurício Rands (PT-PE). Diante da CE, a proposta foi defendida pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), que justifica: “a medida é justa diante das "notórias" dificuldades que o poder público enfrenta para possibilitar o acesso à educação superior aos que reivindicam esse ingresso”.

De acordo com o texto do deputado Maurício Rands (PT-PE), se após a aprovação, o aluno se matricular em mais de um curso, ele terá até cinco dias úteis para escolher por uma das vagas. Caso o aluno não cumpra a medida no prazo, a instituição providenciará o cancelamento da matrícula. Se a duplicidade ocorrer em universidades diferentes, a primeira matrícula será eliminada. Mas quando ocorrer no mesmo estabelecimento de ensino, a mais recente será cancelada. Entretanto, nas duas situações, os créditos obtidos no curso fechado serão perdidos.

O autor da lei comemora. ”Os estudantes que vão ingressar a partir deste próximo vestibular já terão que optar, terão que cursar apenas um curso de graduação em universidades públicas isso vai, inclusive, melhorar a qualidade e o aproveitamento desses estudantes”, explicou o deputado Maurício Rands.

O senador Augusto Botelho (PT-RR), precisou escutar o relato de alunos aprovados, professores e reitores para defender o projeto. Segundo ele, em sua pesquisa, os alunos aprovados em mais de uma universidade pública se matriculavam em todas, mas acabavam cursando apenas uma, gerando ociosidade de vaga que poderia ter sido ocupadada por outro estudante.


VALE RESSALTAR: Essa nova lei não se estende aos estudantes que já fazem dois cursos em universidades públicas e principalmente ainda precisa ser sancionada pelo presidente Lula.

A estudante Joyciane em entrevista a equipe VOLVER, fala o que pensa desse projeto lei: "Eu gostei desse projeto de lei, por uma face, quando ele fala que, por exemplo: Quando uma pessoa passa pra medicina na UFPI e na UESPI, não pode fazer matrícula, não pode cursar nas duas e tem gente que se inscreve nas duas por pura má vontade. Mas ao mesmo tempo, tem um aluno que quer o curso de Direito e Letras, ai um curso complementa o outro, então a gente perdeu nesse sentido. Mas é bom inibir aquela prática de alunos de fazer matrículas em duas Universidades. Eu tou tentando pra Medicina e eu sei o que é isso, eu sei o que é ficar na lista de espera, esperando o bom senso de algumas pessoas. " - Confira a entrevista na íntegra logo mais, aqui no VOLVER.


Fonte: Agência de Comunicação do Senado


Confira no Arquivo VOLVER - Matéria sobre o ENEM


Logo mais aqui no VOLVER, bate-papo com estudantes sobre vestibular! NÃO PERCAM!



Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário