sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Seminário em Bom Jesus

"Agrotóxicos - Sustentabilidade e Responsabilidade de todos"
Seminário discute a utilização de agrotóxicos em Bom Jesus
Será realizado neste sábado (07) o seminário “Agrotóxicos – Sustentabilidade e Responsabilidade de todos”, promovido pelo Fórum Estadual de Meio Ambiente do Trabalho (FEPMAT).

O seminário ocorrerá no auditório do Campus Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Bom Jesus, a aproximadamente 600 km de Teresina.

O evento contará com a participação de palestrantes
do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), do Ministério Público do Trabalho (MPT), Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), da Universidade Federal do Piauí e da Associação Comercial do Sul do Piauí.

O objetivo do encontro é debater a utilização de agrotóxicos a fim de que o uso desses insumos seja feito de modo seguro e responsável e assim, não cause danos à saúde dos trabalhadores rurais, além de discussões sobre controle e fiscalização da comercialização dos produtos agrotóxicos, aspectos legais sobre saúde e segurança do trabalho, alternativas ao uso de agrotóxicos e destinação das embalagens vazias.



Veja a Programação:

Abertura: Jorgenei Moraes (CEREST) – Agravos à saúde do trabalhador exposto a agrotóxicos.

Palestra: Luís Lima, auditor fiscal do Trabalho - Doenças
que podem acometer aplicadores de agrotóxicos e Norma Regulamentadora 31, sobre o trabalho rural.


Palestra: Carlos Fortes de Pádua Filho e Mário Genário Cavalcante, representantes do CREA – A responsabilidade técnica no uso de agrotóxicos.Profª. Jaqueline Zanon Moura (UFPI) - As alternativas ao uso de agrotóxicos.

Painel: Eline Almendra, coordenadora de controle de agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) - Painel sobre o controle de insumos agroquímicos no Piauí.Palestra: Rubens e Adriana Prochnow da Associação Comercial do Cerrado Piauiense (ACOCEP) - A tríplice lavagem e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos.

Palestra: Ednaldo Rodrigo Brito da Silva, procurador do Trabalho - Atuação do Ministério Público do Trabalho quanto à saúde e segurança no trabalho
.
LOCALIZAÇÃO:

Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com); Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) e Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário