domingo, 15 de novembro de 2009

15 de novembro

Especial Proclamação da República
Alunos e professores falam sobre a República

“A República foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, principal militar da época. Junto com a proclamação foram criadas a bandeira e outros símbolos nacionais”. Foi assim que as crianças Maria Vitória Figueiredo e Roberta Viana, do 4º ano do Instituto Educacional São José, na zona Norte de Teresina, explanaram a respeito do que se comemora hoje, dia 15 de novembro.
-
Quando nos referimos ao dia 15 de novembro, a primeira imagem que nos vem à mente é Marechal Deodoro da Fonseca, montado em um belo cavalo, com vestes de um militar e com uma espada, como retrata a famosa pintura presente nos livros didáticos. Apesar de muitos historiadores contrariem a versão, o certo é que, hoje, o Brasil comemora seu 120° ano como um país republicano.
-
Com uma bagagem de fatores adversos, a Monarquia perdia forças a cada instante, e não mais conseguia se sustentar. Na verdade, “a Proclamação da República foi fruto de uma série de transformações que vinham se processando no Brasil a partir de 1850, entre elas, a abolição do tráfico negreiro, o desenvolvimento da cafeicultura, a imigração, que aconteceu dentro de um processo de abolição da escravidão gradual”. Descreve o professor de História Sebastião Martins.
No momento que novas classes emergiam como a classe dos cafeicultores, os interesses destas ficavam cada vez mais distantes do regime monárquico. “Os cafeicultores queriam controlar os recursos advindos com o café. Na época da Monarquia esses recursos ficavam todos concentrados nas mãos do Imperador. Então eles passaram a desejar o controle desses recursos. A classe dos cafeicultores se indispôs com a Monarquia e proclamou a República”. Relata o professor.

Enquanto os cafeicultores participavam ativamente da mudança da estrutura política do país, o restante da população apenas observava o andar dos acontecimentos. Como disse Aristides Lobo em seu artigo, escrito em 1889, “O povo assistiu àquilo bestializado”. A passagem da Monarquia para a República foi um feito sem participação popular.

O Brasil celebra hoje, mais um ano de um país democrático, mesmo com todas as adversidades que percalçam o caminho deste país. “Sem sombras de dúvidas, nós vivemos nosso período mais democrático da nossa história. Mas mesmo assim é importante fazer algumas ressalvas quanto a essa república democrática. Para muitos não pode existir democracia quando boa parte da população não tem o que comer. Essa República para que fosse considerada realmente democrática, precisa promover uma distribuição de renda, onde você pudesse diminuir ou minimizar as desigualdades sociais”. Diz o professor Sebastião a respeito da democracia no Brasil.


VEJA O VÍDEO: crianças falam sobre a Proclamação República




VEJA O VÍDEO: professor fala sobre a República




SE INFORME MAIS EM:



Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário