terça-feira, 10 de novembro de 2009

Anjo Torto

Em 10.11 de 1972, Torquato Neto se suicidava
Se o artista estivesse vivo, ele estaria com 65 anos

Hoje, 10 de novembro de 2009, faz 37 anos que o Brasil perdeu um grande artista, um grande poeta... Há 37 anos o piauiense Torquato Neto, ou simplesmente o Anjo Torto, suicidava-se, no banheiro de casa. "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar". Foi com esse pequeno trecho que Torquato Pereira de Araújo Neto, mais conhecido como Torquato Neto, se despediu um dia após completar 28 anos de idade.

Mas o que mais interessa nessa historia não é saber como ele morreu, e sim como ele VIVEU... Poeta, compositor, jornalista, ator, por que não!?

Torquato Neto nasceu em Teresina, no dia 09 de novembro de 1944. Estudou em Salvador-BA, onde conheceu Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Betânia. Como jornalista trabalhou no Rio de Janeiro, escreveu para o jornal Ultima Hora, na coluna “Geléia Geral”. Além de jornalista, participou intensamente do movimento intelectual tropicalista que predominou no final da década de 60. Acompanhado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, o Anjo Torto deu força ao Tropicalismo, ao compor “Mamãe, Coragem e Geléia Geral” – consideradas o verdadeiro manifesto tropicalista.

Volver presta homenagem à Torquato Neto que foi e continua sendo, um grande nome da literatura, da musica, enfim, da arte piauiense e brasileira.
GO BACK
(Torquato Neto e Sérgio Britto)

Você me chama
Eu quero ir pro cinema
Você reclama,
Meu coração não contenta,
Você me ama
Mas de repente a madrugada mudou
E certamente
Aquele trem já passou
E se passou
Passou daqui pra melhor,Foi!
Só quero saber
Do que pode dar certo
Não tenho tempo a perder
Não é o meu país
É uma sombra que pende
Concreta do meu nariz
Em linha reta
Não é minha cidade
É um sistema que invento
Me transforma
E que acrescento
À minha idade
Nem é o nosso amor
É a memória que suja
A história que enferruja
O que passou
Não é você
Nem sou mais eu
Adeus meu bem
Adeus! Adeus!
Você mudou, mudei também
Adeus amor! Adeus! E vem!
>
>
- A música composta por Torquato Neto entitulou o 1° álbum ao vivo dos Titãs gravado em concerto no dia 8 de Julho de 1988. A música fez tanto sucesso, que tem versões em outras línguas, a mais conhecida é em Espanhol.
_
_
QUER SABER MAIS SOBRE O ÁLBUM - GO BACK? CLIQUE AQUI
>
>
Por: Ana Isabel Freire (anaisabel_freire@hotmail.com) - Mariana Guimarães (mariana-guimaraes@hotmail.com) – Nina Nunes (nina_quasenada@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário